sábado, 5 de setembro de 2015

10 dicas para aumentares a tua confiança | B2S #2

Como todos sabemos, Setembro é um mês de novos começos. Isto significa conhecer pessoas novas, adpatarmo nos a novas rotinas, descobrir novos locais que nos vão ser familiares para o resto do ano e enfrentar uma série de desafios que exigem que estejamos ao nosso melhor.
Apesar do que muita gente diz, a primeira impressão conta muito. Causar uma boa impressão nem sempre é fácil, mas mais difícil ainda é mante-la ao longo do tempo. A chave para isto é simples: confiança. Falar é  fácil eu sei: iniciar novos "projetos" pode ser bastante intimidante e podemo nos sentir como formiguinhas ao pé de tantas caras desconhecidas (e se forem tímidas como eu pior ainda).
Mas não se preocupem. Existem pequenas dicas e truques que podem fazer para aumentar a vossa confiança ou simplesmente fazer parecer que estão cheias de auto estima quando na verdade estão em pânico por dentro (sou uma forte crente no fake it till you make it).


1. Postura direita
Andar encurvada, com os ombros para a frente e a cabeça inclinada nunca fez ninguem parecer bem. Andar direita é meio caminho andado para mostrares a toda a gente que tu own the place.



2. Recorda um momento em que te tenhas sentido poderosa
Sempre que estou numa situação stressante (por exemplo quando estou prestes a fazer uma apresentação oral), penso sempre em episódios passados em que tenha tido êxito e literalmente inúmero mentalmente todas as minhas qualidades. Isto dá me mais segura e auto estima para enfrentar os desafios. Por isso da próxima vez já sabem: gabem se sem medo, elogiam-se, relembrem se de situações em que tenham brilhado.



3. Dress to impress
Há pessoas que podem considerar este pensamento materialista, mas se querem fazer uma boa impressão ou simplesmente sentirem se mais confiantes, usem um killing outfit. Claro que deve ser apropriado para a ocasião (não vão de mini saia para o trabalho só porque vos faz sentir poderosas eheh), mas usem algo que vocês sabem que vos fica bem e faça as pessoas go "wow".



4. Shake it off
Segundo a internet, alongar ajuda o sangue a circular melhor e acelera a chegada de oxigénio ao cérebro. Por isso, quando se sentirem stressados, soltem se, façam alongamentos, além de vos ajudar fisicamente, também vos vai ajudar de um ponto de vista social pois quando estamos tensos as outras pessoas podem vê lo como um ato de timidez ou de desinteresse.




5. Sorri
Por muito mal que estejas, todas as situações ficam melhores se sorrires. As pessoas ficam mais recetivas e vais te sentir melhor. Confia no teu sorriso e mesmo que no inicio te sintas um pouco "parva", vai trabalhando nisso e vais ver que sai naturalmente. Acreditem. Funciona.



6. Aprende algo novo todos os dias
Se te desafiares mentalmente e tentares estar informada sobre os assuntos, ou até aprender algo novo regularmente pode ajudar atua confiança. Estarás mais segura quando falas com as pessoas e tens sempre temas interessantes de conversa que vão surpreender quem quer que seja.



7. Take your time
Não sei quando a vocês, mas quando tenho tempo suficiente para me preparar de manha, sinto me mil vezes melhor about myself. Se consegui olhar me vinte vezes ao espelho para verificar se está tudo em ordem, escolhi a roupa adequada e tive tempo de arranjar o cabelo então sei que vai ser um bom dia. 



8. Que se fod* está merd* toda
Quando estiveres mesmo muito stressada e precisares de descomprimir diz palavrões. Estudos comprovam que ao fazê lo estas, inconscientemente, a tentar recuperar controlo da situação, ou seja, vais ficando mais calma e segura. Mas talvez devesses tentar fazer isto baixinho ou em privado para evitar que as pessoas tenham a ideia errada de ti.



9. Visualiza o sucesso
Se te imaginares a atingires os teus objetivos vai ser muito mais fácil de concretiza-los. Acreditar verdadeiramente em ti e propor metas é meio caminho andado para o sucesso.



10.  Pensa positivo
Ter uma atitude positiva perante as situações é sempre uma mais valia. Pensa que há mais pessoas na tua situação, que estão tão ou mais nervos que tu. Se estiveres sozinho, pensa simplesmente que se correr mal, haverão sempre novas oportunidades e nada estará perdido. Pensa positivo.


Vocês usam alguma destas dicas? São pessoas confiantes ou deixam se afetar pelo stress facilmente?

Ps- espero que tenham gostado da minha tentativa de ilustração ehehe

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall