quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

COMO ULTRAPASSAR UM BLOQUEIO CRIATIVO

 Acho que já aconteceu a toda a gente que está minimamente ligada à criatividade. Há certos momentos em que não sai nada. Temos uma folha branca mesmo à nossa frente, pronta e completamente disposta a ser maltratada por nós e, mesmo assim, nada.
Já me aconteceram destes bloqueios várias vezes. Normalmente são rápidos e, um ou dois dias depois, lá volta a inspiração. Mas, de vez em quando, esta nuvem negra persiste e fica indesejavelmente a pairar por cima de nós.
O que fazer, quando por muito que te esforces, não consegues pôr a tinta a correr? Bem...cada um tem as suas estratégias mas penso que há certos truques que podem ajudar qualquer alma desencaminhada.

1. Inspira te nas pessoas que fazem o mesmo que tu
Para mim, esta é uma das BIG ONES. Quando não sei sobre o que escrever, ou simplesmente, estou sem vontade de criar, vou dar uma volta pela blogosfera e regresso sempre recheada de boas energias e de inspiração. Resulta mesmo: ver o trabalho de outras pessoas a ser recompensado faz-nos pensar "Se elas conseguem, eu também consigo! Eu também quero ser AQUELA pessoa".


2. O que custa é o primeiro passo
Depois de muito tempo sem postar, custa me sempre imenso fazer o primeiro post. Parece que quanto mais tempo passa, menos vontade tenho e ando sempre a adiar "Ah, se já passaram tantos dias, passar mais um também não interessa". Errado, errado, errado. Acho que temos este tipo de pensamentos como uma forma de afastar as preocupações e as responsabilidades. Mas o problema é que não estamos a eliminá-los, estamos só a varrer para debaixo do tapete, como dizem. O melhor é mesmo pegar o touro pelos cornos (pardon my french) e lidar com o assunto. Para mim funciona sempre. Depois daquele mítico post de "ah, voltei, esperam que não se tenham esquecido de mim" é sempre mais fácil continuar, especialmente, depois de ler os vossos comentários de apoio (<3).


3. Trata de ti
Muitas vezes, não nos sentimos inspirados porque não estamos bem connosco próprios. Ou porque o dia correu menos bem, ou porque acordaste com os pés de fora, ou porque estás doente. Há muitos fatores que jogam neste campo e por vezes, temos de tirar um bocadinho de tempo para ouvir o que o nosso corpo nos está a dizer. Depois tudo flui melhor.


4. Jump off of your routine
Muitas vezes entro num bloqueio porque sinto que não acontece nada de novo na minha vida: sempre a mesma rotina, os mesmos horários, as mesmas pessoas. A verdade é que, existem infinidades de temas para explorar, dentro das mesmas 4 paredes mas por vezes, quando somos apanhamos neste ciclo repetitivo, somos incapazes de ver isso. A solução? Faz algo diferente, vê um documentário, vai dar uma volta pela rua, tem uma conversa com um amigo sobre um tópico aleatório. Algo que mexa com a tua rotina e que faça o teu cérebro fabricar mais e melhores ideias.


5. Brainstorm that sh**!!
Por muito cliché que seja, nada melhor do que escrever de cada vez que uma ideia te surja, por mais absurda que possa parecer. Mesmo que não vejas futuro para ela agora, daqui a umas semanas, quando voltares a olhar para ela noutra prespetiva, pode ser a semente para algo fantástico.


Estas são as minhas to go tips quando tenho um bloqueio criativo. O que é que vocês costumam fazer? Acontece-vos muitas vezes?

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall