domingo, 23 de julho de 2017

QUE CURSO ESCOLHER? | #4 GESTÃO

E chegamos à quarta edição!! Antes de mais, muito obrigada por todo o fedback positivo que tenho recebido nestes posts, estou muito feliz. Espero que esteja a servir para vos dar uma ideia mais concreta dos cursos superiores com os quais andam a sonhar. Só vou conseguir cobrir uma parcela minúscula de todas as opções que existem e, desde já peço desculpa por isso mas, como devem calcular, é impossível falar de todos os cursos...

Hoje, a Diana vem falar-nos acerca do seu curso: gestão (ela também tem um blog!!, se quiserem dêem uma vista de olhos aqui)


Nome: Diana Domingues
Curso: Gestão
Faculdade: Faculdade de Economia do Porto
Ano: 3ºano

O que é que te levou a escolher este curso?
Foi mesmo por exclusão de partes, sabia que odiava qualquer tipo de curso relacionado com saúde ou direito. Na realidade, na altura da minha candidatura o curso que mais puxava o meu interesse era desporto, mas muito pela influencia dos meus pais acabei por não escolher essa área. Como sempre gostei imenso de matemática e tinha jeito para números, resolvi seguir o exemplo de uma prima minha e candidatar-me para Economia em primeiro e Gestão em segundo. O meu objetivo principal era entrar no Porto, uma vez que já tinha apartamento lá e ia viver com o meu irmão. Acabei então por entrar na minha 2ª opção: Gestão na FEP.


Quais foram as principais dificuldades que enfrentaste até agora, a nível académico?
Aprender a gostar do curso é algo que ainda não consegui fazer. Simplesmente não é aquilo que me vejo a fazer toda a minha vida.
Manter a matéria em dia é extremamente difícil para mim, uma vez que com 7 cadeiras por semestre torna-se super intensivo o estudo e como é obvio tem que ser dada mais atenção a umas cadeiras do que a outras o que pode fazer com que nos esqueçamos de definir prioridades.


O que achas dos métodos de avaliação/rácio teoria-prática do curso?
Há disciplinas que a avaliação é feita apenas à base de trabalhos de grupo. No entanto, a maioria das cadeiras é avaliada com frequências ao longo do ano ou exame final. Penso que é mais fácil a avaliação por trabalho, sem duvida alguma e que, pessoalmente aprendo muito mais ao fazer o trabalho do que quando estou a estudar para uma frequência. No entanto, as frequências vêm facilitar bastante a nossa vida uma vez que a matéria fica distribuída.


Na tua opinião, qual o perfil que alguém deve ter para ser bem sucedido neste curso?
Sem duvida alguma que tens de ser trabalhador e saber dividir o teu tempo, especialmente se tiveres atividades extracurriculares. Eu, por exemplo, estes 2 anos tive de conciliar as aulas, os estudos e os treinos de voleibol 4 vezes por semana, o que não foi pêra fácil.
Não precisas de gostar do curso, mas convém, especialmente se quiseres sair de lá com uma média razoável.


Estás a arrependida de teres escolhido este curso?
Não estou arrependida de ter escolhido este curso, estou arrependida de não ter escolhido outro. Aliás, acho que com 17/18 anos somos muito novos para decidir sequer o que vamos fazer para o resto da nossa vida, por isso, na minha opinião os jovens deviam ter uma ano sem qualquer experiência académica para experimentar, aventurar-se e decidir aquilo que os motiva.
Sei que não me posso arrepender de estar neste curso porque é sempre um benefício tanto na minha vida profissional como na minha vida pessoal, e embora não me veja a fazer isto no futuro, quem sabe, posso a vir mudar de ideias. E vamos lá ser sinceros, a gestão pode ser usada em múltiplas áreas. Enfim, pensem bem antes de escolher e não se guiem pelas influencias dos pais ou familiares, é a vossa vida que está em jogo e não a deles.




EDIÇÕES ANTERIORES

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall