segunda-feira, 21 de agosto de 2017

COMO FAZER CRESCER O TEU BLOG

Acho que o nosso blog é algo que está sempre em constante evolução: nunca vai estar perfeito! Vamos sempre quer mudar alguma coisa: o tipo de letra, o design, o género de posts que estamos a publicar, a forma como interagimos com o público.... E eu acho isso fantástico. É um espaço só nosso e nos fazemos aquilo que bem entendermos com ele. Ele cresce connosco e ajuda nos a crescer.

Dito isto, há sempre espaço para melhorar o nosso cantinho. Há algum tempo atrás fiz um post chamado "9 DICAS PARA TER UM BLOG DE SUCESSO" onde enumerei aquilo que considerei mais importante no que toca a gerir um blog. Esses continuam a ser os meus "mandamentos principais", se assim os podemos chamar, mas, à medida que vou conhecendo outros blogs e novas realidades vou recolhendo mais informação.
Por isso hoje venho adicionar mais algumas dicas que acho tão fundamentais como as primeiras (e que eu própria ainda não fazia)


1. DEIXAR INFORMAÇÃO DE CONTACTO
Só dei conta disto há alguns meses quando tentei contactar alguns blogggers e me deparei com o facto de muitos não terem um endereço de e mail visível e de fácil acesso para os leitores. Achei aquilo inconcebível: então, está aqui uma pessoa a tentar contactá-los e não tem forma de chegar a eles de forma privada? Fiquei indignada até que dei conta que eu também não tinha qualquer tipo de informação de contacto (so smart, i know ahaha).
A verdade é que nem me tinha passado pela cabeça mas dá imenso jeito terem o vosso e mail do blog ou o facebook num sitio bem visível da vossa página porque não sabem quando é que alguém vai querer entrar em contato com vocês: se alguém tiver de se esforçar muito para obter este tipo de informação, o mais provável é que desista a meio.


2. MENOS É MAIS
Esta dica resume-se muito facilmente: dentro do possível, stay away from long posts.
Eu contradigo me um bocadinho quando digo isto porque os meus posts tendem para o compridito mas, se querem que os vossos leitores leiam aquilo que escrevem até ao fim, reduzam um bocadinho no comprimento e sejam um pouco mais sintéticos (isto é algo que eu estou a trabalhar mas que claramente não estou a ter sucesso ahah). Claro que se gostarem de escrever muito, for all means, keep doing you honey. 


3. CRIA RELAÇÕES COM OUTROS BLOGGERS
Na blogosfera it's all about sharing. Basicamente, o teu blog só existe por causa dos teus leitores e, para teres pessoas a ler o teu conteúdo tens de ler e interagir primeiro com elas. O que quero dizer é que a chave de sucesso para a blogosfera, além da qualidade dos posts, são as conexões que crias com outros bloggers. Tenta ao máximo participar em projetos, responder a tags ou até criares os teus próprios projetos e convidar outros escritores para se juntarem a ti.
Criar conecções ajuda imenso: tens sempre alguém a quem recorrer caso precises de ajuda e dá te uma motivação extra ter pessoas que se interessam a ler o teu conteúdo.


4. FAZ POSTS DE RESERVA
Todos temos aqueles períodos que não dá mesmo para escrever posts: uma semana atarefada, problemas técnicos com o computador, falta de inspiração, impossibilidade de tirar fotos (para os blogs cuja base são as fotografias). Enfim. Há todo um leque de desculpas para justificar não publicarmos nada em duas semanas. Mas devemos evitar isto a todo o custo pois estamos a dar ao blog uma imagem de abandono e desleixo. Tenta sempre ter um ou dois posts de reserva, que possam ser publicados a qualquer altura (e continuem a fazer sentido) para estas situações de aperto.


5. SEM INSPIRAÇÃO?
Outro problema muito recorrente é a falta de inspiração.
Parece impossível mas à vezes que sentimos que tudo o que tínhamos para dizer já foi dito. MENTIRA! Há sempre tema para um post mas nem sempre é fácil de nos lembrarmos dele na hora. Um bom truque é usarmos os eventos e festividades que se estão a aproximar para nos inspirarmos. Por exemplo, podem usar o regresso às aulas como desculpa para fazerem post relativos ao tema. Enfim, a partir daqui é dar largas à vossa imaginação e tentar que o tema seja compatível com o tipo do vosso blog.



Já seguiam algumas destas dicas? Quais são os vossos mandamentos principais em relação ao vosso blog?

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall