quarta-feira, 27 de setembro de 2017

COMO PODES REALMENTE POUPAR DINHEIRO | PART I

Setembro sempre foi um mês de grandes despesas para mim: se antigamente gastava imenso dinheiro em material escolar, mochilas e mil e umas canetas agora, além disso, também o gasto em jantares, convívios, sebentas, material informático, ect... A lista tem se vindo a crescer ao longo destes anos.

Foi numa maré de despesas que decidi que tinha de voltar a poupar. Além de me sentir mal de cada vez que gasto muito dinheiro acho mesmo essencial termos hábitos de poupança e vivermos uma vida minimalista (tanto quanto possível).

Depois de muita pesquisa combinada com experiência pessoal, trago-vos as minhas 6 dicas para poupar dinheiro!! (haverá uma parte II em breve, tive de dividir o post para não ter um km de comprimento.)


1. Arranja um objetivo e foca-te nele
É muito mais fácil resistires às tentações se souberes que estás a poupar para um propósito.
No meu caso estou a poupar porque a) nunca se sabe o dia de amanhã e quero estar preparada e b) no futuro estou a planear viajar, e muito, e não quero que o dinheiro seja um impedimento.


2. Escreve todas as tuas despesas
É algo que já tinha por hábito fazer mas é super essencial!!! Têm que escrever tudo onde gastam o dinheiro: desde um top super giro da Zara até ao café que tomaram depois de saírem do trabalho.
Desta maneira têm uma ideia muito clara de onde andam a gastar o dinheiro e nos sítios onde podem poupar.



3. Faz uma lista com os teus desejos (que queres mesmoooo muito)
Além do teu objetivo principal (ponto 1) há sempre outras coisas que podes precisar/querer. A minha dica é fazeres uma lista com esses desejos. No meu caso, esta lista contém coisas que eu quero mesmo muito comprar:
- Highligther
- Catos de decoração
- Capa para transportar o computador
- Cama fotográfica
- ect
Desta maneira, quando vou a lojas compro apenas aquilo que já sei que quero mesmo e que vou usar e evito desperdiçar dinheiro noutras coisas que não me trariam tanta felicidade.
Além disso, ao terem uma lista e avaliarem as vossas prioridades não compram coisas por impulso. O truque é: se o item permanecer na vossa wishlist por mais de dois meses o mais provável que o queiram realmente, caso contrário não o comprem!!!



4. Usa dinheiro vivo
Ao usares dinheiro vivo em vez de cartões de crédito vais gastar muito menos dinheiro. Porquê? Estudos dizem que, quando usas dinheiro vivo custa-te muito mais "livrares-te dele" porque o vês a ser gasto na vida real. And I mean, se foi provado cientificamente mais vale acreditar não é?



5. Anda sempre com água atrás
Nem sabem a quantidade de dinheiro que já poupei com esta dica!! Toda a gente sabe que bebidas em restaurantes e cafés são ridiculamente caras. O que faço quando vou comer fora é trazer a minha garrafinha de água, pois além de ser mais saudável poupo logo 2€ em bebidas. Se comerem fora pelo menos uma vez por semana, façam as contas!!




6. DIY  e lojas em segunda mão
Podem continuar a ter aquilo que querem e poupar dinheiro na mesma se optarem por opções mais baratas. DIY são otimas opções caso queriam um artigo 100% personalizado. Lojas vintage e em segunda mão também são uma otima alternativa: encontram-se peças mesmo giras, e por vezes de marca, por uma ninharia do preço original. Basta saberem e terem a paciência de procurar.



E estas foram as minhas 6 primeiras dicas de como podes poupar dinheiro de forma "fácil" e eficaz. Qual é o vosso truque? Quem quer uma parte 2 em breve?

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall