sábado, 23 de dezembro de 2017

As minhas tradições de Natal | Uma Colher de Arroz



Para o meu último post aqui no blog antes do natal queria trazer algo especial e um pouco mais pessoal por isso lembrei-me: o que é que é grita mais natal que todas as tradições e rotinas que fomos construindo com a nossa família ao longo dos anos?

Toda a gente tem tradições de natal, quer sejam muitas ou poucas, grandes ou pequenas, todos nós vamos construindo rotinas e momentos que repetimos, ano após ano, mesmo sem nos darmos conta. Aliás enquanto escrevia este post apercebi-me de imensas coisas que eu e a minha família fazemos todos os anos e que nunca as tinha visto como uma "tradição". 


Tradições de Natal

- O mais novo põe a estrela
Não sei como começou, mas o membro mais novo da família tem sempre o dever e o poder de por a estrela na árvore, depois de tudo o resto estar decorado.


- Foto de família em frente à árvore
Há já alguns anos que faço isto com a minha família: dia 24 tiramos uma foto todos juntos ao pé do pinheiro. Tenho-vos a dizer que é super engraçado ver as diferenças entre as pessoas ao longo dos anos.


- Deixar a botinha na chaminé
Acho que cada família tem uma tradição diferente para isto mas desde pequenina que eu e os meus pais deixamos um sapato, bota ou sapatilha na chaminé, na madrugada de 25, à espera do Pai Natal para que ele deixe as prendinhas. Ainda hoje, com 19 anos, continuo a deixar lá o sapato.


- Prendas debaixo da árvore
Sinto que quase ninguém tem este sistema mas debaixo da minha árvore estão os presentes que eu vou dar às pessoas e não aqueles que vou efetivamente receber.



- Doces Natalícios
Sou uma esquisita no que toca a doces e comidas natalícias: não gosto de literalmente nada! Por isso, todos os anos eu e a minha avó juntamo nos e fazermos uns biscoitos de chocolate mega deliciosos. 



- Músicas de Natal
Dias 24 e 25 é certo que em minha casa só se ouvem os clássicos natalícios, e não podia ser de outra maneira.


- Camadas e camadas de prendas
Dia 25 tento usar o máximo de prendas possíveis todas juntas, para estrear tudo de uma vez (mesmo que as vezes não combinem ehehe)


- Mensagens de Natal
Raramente mando mensagens a desejar bom natal às pessoas. Não é por má fé, simplesmente é algo que não vejo muita necessidade de fazer. Prefiro deixar essas coisas para a passagem de ano.


- Toda a gente reunida
Posso dizer com muita felicidade que, até hoje, ninguém faltou aos meus natais, toda a gente que me é importante esteve presente e sei que tenho imensa sorte por isso. Espero que esta tradição se mantenha por largos anos. 


Acho que as tradições de natal são aquilo que marca a diferença e que fazem esta época tão especial. Para além de gostar de continuar a cumprir tradições antigas, adoro criar momentos novos todos os anos e quem sabe, não virarão também tradição?

Quais são as vossas tradições natalícias?

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Uma colher de arroz
Maira Gall